quarta-feira, 14 de novembro de 2007

A necessidade de pecar.



Prometeu foi um cara que tinha tudo pra viver tranquilo. Mas ele não era indiferente ao barbarismo dos homens. Resolveu roubar o fogo divino e dá-lo aos que viviam na terra - e por isso foi condenado por Zeus a passar toda a eternidade vivendo a dor de ter, todos os dias, um fígado sendo comido por um abutre.

Fato é que não se arrependeu disso, por ora, foi graças a ele que os homens puderam evoluir dos selvagens aos civilizados. Assim como na história de Adão e Eva ou na de Romeu e Julieta (talvez até mesmo Hamlet) a transgressão e a prática do 'errado' dá-se como essencial para o descobrimento do 'eu' e do 'porquê'. Mesmo que por vezes a história tenha terminado de forma trágica, o conhecidomento do errado/proibido foi alcançado e o conflito, resolvido.


Ninguém leva uma vida perfeita, e justamente por não conseguir-se fazê-lo, surge a necessidade do bode expiatório de um pecado a fim de explicar a imperfeição do homem e de sua vida - e independente ao uso dos termos, não falo aqui de religiosidade, mas de moral mesmo. Essa moral arquetípica que não nos deixa crescer se não fugirmos a uma ou a outra regra dessa vida tão padronizada e imposta.

A atitude de Prometeu, de roubar o fogo dos céus, tão somente provou a ele mesmo de sua vivente capacidade de ousar e transgredir - uma vez que o fez, é porque a possibilidade lhe foi dada; uma vez que a possibilidade lhe foi dada é porque ele deveria - mesmo! - 'errar'.

Isso tudo constitui o momento em que nossa Deusa tira suas vestes ao entrar nos portões da Morte. É quando o cai as vendas do Iniciado a fim de que esse veja o mundo como verdadeiramente é. A perda, a abdicação e a vontade de aprender é uma pressuposição da Iluminação se fazendo presente na vida do homem.

E não, ninguém leva uma vida perfeita. Uma vez que somos nós mesmos imperfeitos temos o direito de transgredir. Se até mesmo deuses e titãs o fazem, quem somos nós para não fazê-lo?

O homem precisa pecar, precisa fazer o errado. Precisa viver o real. Do contrário, saberia o que é o certo e ententer o ideal?


Detalhe de Prometeus trazendo o fogo à humanidade (Heinrich Fueger, 1817).

36 comentários:

GarçaReal disse...

Se o homem vivesse eternamente no mundo do certo e do correcto, nem sequer saberia que existe algo que se chama "erro" ou "errado", logo não daria valor às coisas importantes da vida...

Assim viver seria uma Monotonia

Belo texto

bjgrande

Maria disse...

Vim conhecer-te, e agradecer a tua visita.
Vou ler-te, agora.

Jarbas disse...

[1 minuto de silêncio]

uau... seu texto tirou minhas palavras.
adorei. [pronto... sou resumido e egoista, não quero dividir o que eu tô sentido]

adorei o blog;

Karina disse...

Olá!
Também acho que estamos aptos a errar...sempre! Mas cabe a nós ver isso como um castigo, uma maldição ou como um aprendizado.
Belíssimo texto!
Obrigada pela visita e apareça sempre que quiser e puder.
Bjos

Gwyddyon disse...

Não necessriamente. Faço uso de uma metáfora grosseira mas justificável. Eu não preciso entrar em coma alcólico pra saber que isso é errado. Da mesma forma que não preciso beber e dirigir pra saber que isso pode matar. Dizer que a prática do errado e a trangressão são essenciais para a descoberta do "eu" é uma simplificação que descordo. É parte integrante sim, mas não chega a ser essencial. Nem todas as provas precisam ser empíricas para que tenham fundamento.


"Essa moral arquetípica que não nos deixa crescer se não fugirmos a uma ou a outra regra dessa vida tão padronizada e imposta."

A moral é que não existe moral. Ela varia de acordo com a época que a situação que vivemos. Não é a moral que nos impede de crescer... é nossa acomodação em relação a ela. Mesmo implícita, a discordância de qualquer coisa sempre existe... Não fazer algo já é fazer alguma coisa, etc.

Não nego que nascemos sob certas ideologias presentes na nossa sociedade (casar, ter filhos, ser uma pessoa responsável). Conforme crescemos, vemos que estes são apenas ídolos. Acabamos por fazer nossas próprias escolhas, mesmo que muitas delas estejam de acordo com a moral reinante.

Nesse caso eu poderia dizer que a possibilidade de transgredir não foi dada a Prometeu... ela sempre existiu. Sempre esteve lá, no momento da criação do fogo e do homem. Prometeu apenas fez sua escolha. Pode ser que outros deuses tenham visto essa possibilidade e ignorado-a, ou simplesmente não tê-la visto. Isso não altera o fato de que ela estava lá.

"O homem precisa pecar, precisa fazer o errado. Precisa viver o real. Do contrário, saberia o que é o certo e ententer o ideal?"

Para isso ele deveria saber o que é real e o que não é... O que é certo e o que não é. Não segundo uma sociedade falha com uma moral ainda mais falha (lembra do que eu disse sobre a moral ser mutável?), mas segundo sua própria consciência. Que ele concorde ou discorde, mas isso deve partir apenas dele. Nesse caso, de que adianta dizer para alguém "viva o real" quando na verdade nossos conceitos sobre realidade são díspares?

Nesse caso, achar algum ponto em comum em relação a pecado ou virtude acaba se tornando ainda mais distante do possível...

Eu poderia continuar mais um pouco falando sobre esse tema (isso aqui é uma versão suscinta xD) mas esse post tá meio loooongo demais.

Au revoir

DarkWill Shadowdance disse...

Happy Holiday sweet,ess questão do "pecado" é muito complexa!!!!!
Naum usaria o termo "pecado",que vem do grego e que significa "errar o alvo",mas uso o termo "erro", e erros podem ser corrigidos e se tirar algum aproveito deles,mas pecado parece que naum tem correção e aquela ladainha cristã de sempre,a "biblia é a Voz de Deus e tal",só se for do deus machista,homofóbico,vingativo,egoísta,ciumento,patriarcal deles, e duvido muito...
De qualquer forma adorei seu texto e,como todos os outros,sou meio suspeito de te elogiar mas amo seu trabalho neste Blog!!!!!!!
Que os antigos Iluminem seu Caminho e te ensinem a separar o Certo do Errado,aá aprender com seus erros e ser recompensado pelos acertos!!!!!!Darkisses!!!!
Blessed be,darling!!!!

Lu@r disse...

O sabor do pecado...

Abraço

efeneto disse...

...o agradecimento da sua visita paga-se com o apreciar do seu espaço. Acolhedor e visualmente bonito. Gostei e voltarei. Abraço.

carpe vitam! disse...

claro, só depois de fazer o errado percebemos o que é fazer o que é certo. só depois de experiemntar o mal, entendemos o bem. Só depois de viver a dor, se vive melhor o prazer.
beijos provocantes ;-)
carpe vitam!

Jackson Jr. disse...

lindo texto.

astrid disse...

para trangredir é preciso, primeiro aceitar que existem regras,certo?
E quem não tem tal crença?
A única regra é " estar tranquilo consigo próprio " e as leis da Física.
Exemplo de uma vida perfeita?
Bill Gates?Lula da Silva? madonna?
Camões, Gil vicente, e também esse.
Então, irmão?

Pensa nisto e diz de tua justiça.

Trintinha disse...

Gatoooo! Blz? HUMMM... Muito bacana teu post, viu? Adorei! Beijos!

São disse...

Belo e profundo texto!
Sabe quem foi o grande irreverente?... Lúcifer! Certo que escolheu o mau caminho, mas ainda há-de reconhecê-lo e usar o livre arbítrio de maneira adequada.
Boa noite!

Pagan Love Songs disse...

E como diz um trecho da música "All at once - The Fray",
'we never know what is wrong without pain'.

Emboooora, eu acredite que dor e sofrimento são as formas feias do aprendizado. E assim, gosto de sofrer na medida suportável, para evoluir sempre, como pessoa.

carla granja disse...

lindo o teu texto como todos os outros
♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥
......... ) ` - . .> ' `( ........
........ / . . . .`\ . . \ ............vim♥
. ....... |. . . . . |. . .| ...........te♥
.. ....... \ . . . ./ . ./ ..........fazer♥
........... `=(\ /.=` ...............uma♥
............. `-;`.-' ............ .visita♥
. .............. `)| ... , ............ e♥
................ || _.-'| ......... deixar♥
............. ,_|| \_,/ .............. uma♥
. ...... , ..... \|| .' ..............rosa♥
....... |\ |\ ,. ||/ .................para♥
. ... ,..\` | /|.,|Y\, ................que♥
..... '-...'-._..\||/ ............ ....seu♥
......... >_.-`Y| .....................dia♥
.............. ,_|| .................fique♥
................ \||.............perfumado♥
................. || .............♥
................. || .Bjs...♥
carla granja

C Valente disse...

Obrigado pela visita, eu aqui gostei e vou volta
saudações amigas

Lampejo disse...

.......


A conduta humana de cada pessoa é responsável por essa visão do que é certo ou errado.
Avaliações morais do que é certo ou errado podem ser vistas na Psicologia como fruto de julgamentos baseados em formas específicas de raciocínio que evoluem.

Quando você se confronta com decisões difíceis, como decide o que é certo e o que é errado?

Eis a incógnita!

(a)braços :)

Sei que existes disse...

E será que a "perfeição" não está precisamente no facto de sermos "imperfeitos"?
É a errar que aprendemos e crescemos!...
Beijo grande

Rui Caetano disse...

Como é bom pecar, não ficarmos pelo simples da vida sem sal nem pimenta, não. É preciso também pecar e saber pecar é um dom.

Luz&Amor disse...

O certo que fizemos ontem é totalmente questionável no nosso hoje. Mesmo os nossos quereres de antes, hoje já não nos apetece tanto. Penso que erros e acertos são intrinsecos à nossa formação.
O que é certo nisso tudo é o amor com que realizamos cada coisa.
Beijos com carinho amigo, obrigada pela visita.
Bjs

carla granja disse...

estive de novo a ler o teu texto a vontade de pecar será assim tão grande no ser humano ? eu nestte momento estou só ,nao tenho ninguém podia pecar ,fazer asneiras,sair da rotina,da monotonia ,mas nao,aqui fico sossegada e nada faço. esta semana aconteceu algo que me podia ter levado ao céu ,mas fiquei só entre a terra e o ceu :) tenho andado tao aborrecida k nem pecar me apetece :) mas errar é humano e todos nós humanos erramos,mas há erros e erros e há erros k esses não têm perdão . te desejo um bom fim de semana
bjo
carla granja

SILÊNCIO CULPADO disse...

Nós não somos perfeitos e, por isso, a imperfeição é a nossa perfeição. E é com essa qualidade que somos humanos, que amamos e rejeitamos, que nos entregamos e subimos ao céu. Porque o amor é saber compreender a terra.

efeneto disse...

Foi preciso escolher a porta
Para chegar ao largo
E me fascinar com as cores
Que a luz da memória registou.
Eu já antes sabia sem saber:
A brevidade e a distância
Só existem no vento que criei
Nos desígnios da dor
E dos limites que me impus
Na obstinação da finitude do tempo.
Por isso é tempo de desejar
Um óptimo fim-de-semana,
Na companhia de quem mais ama.

abraço

C Valente disse...

Pecar. A fatalidade do homem
Bom fim de semana
Saudações amigas

Poderosa disse...

como diz a música:
"Perfeição demais
Me agita os instintos
Quem se diz muito perfeito
Na certa encontrou um jeito
Insosso!
Prá não ser de carne e osso
Prá não ser
Carne e Osso!...

Alegria do pecado
Às vezes toma conta de mim
E é tão bom
Não ser divina
Me cobrir de humanidade
Me fascina"

beijo... te amo ....

Leo Carioca disse...

Muito bom o texto!
Olha, pra dizer a verdade, acho que não existe exatamente o ´errado`, porque o que é visto como errado por uma pessoa não é por outra.
O que existe na verdade é o ´proibido`. Aí já é uma coisa um pouco mais coletiva, né? Mas, mesmo assim, o ´proibido` também não é absoluto.

Thiago de Assumpção disse...

hum....

não tenho o que dizer de otimo texto...
principalmente com lendas gregas que adoro...
abração

carla granja disse...

olá! vim ver se tinhas algo de novo e passar para te desejar uma boa semana
bjo
carla granja

foryou disse...

"O homem precisa pecar, precisa fazer o errado. Precisa viver o real"

Hum... o Homem precisa viver, ponto! "o Homem precisa viver" é quanto basta! Nem é preciso especificar mais :) tudo o resto é o que faz parte do "viver"

São disse...

Nada de novo, mas a netamizade se vai confirmando.
Boa semana!

as velas ardem ate ao fim disse...

Para que a perfeição???

bjo

SILÊNCIO CULPADO disse...

Hoje é o dia do "Olá". O dia em que internacionalmente se comemora o world hello day, num grito universal de unidade em prol da paz e da justiça. Quando te digo olá eu quero dizer tudo. Mesmo tudo. Mas sobretudo quero caminhar contigo em busca de pessoas que queiram caminhar.
Olá!

GarçaReal disse...

O homem precisa viver o real.......
O problema é vivê-lo.
Às vezes o real comporta impossiveis... E as coisas complicam-se


bjgrande

Simone disse...

Concordo com essa teoria.
Gostei muito deste blogue. Vou linkar!
Beijinho

lurainbow disse...

Amei ;) mas pecar magoa sempre alguem . Vamos fazer as coisas certinhas ok ?

Mas...
As cores la no blogue mudaram . Parece , dizem para ai que voltei . Será ??? Não sei fico a tua espera so tu que me visitas poderas dizer ;)
Acho que estou a planar mas que ainda não aterrei ...
Beijinhos

-([säm])-³²¹do¨ob³²¹ disse...

é como aquela história da primeira célula diferente (errada) no oceano....

se não acontecesse nenhuma mudança...se ninguem cometesse "erro" nada mudaria e continuariamos amebas....o.o'

(HAHAHAHAHHAHAHAHA e não é q elas existem ainda hoje?)