terça-feira, 1 de novembro de 2011

María Sabina (Nicolás Echevarría, 1978)


Maria Sabina, Mujer Espíritu é um documentário de Nicolás Echevarría. Retrata o cotidiano mágico e feiticeiro da sábia tradicional do pequeno povoado Hautla de Jiménez, da Serra Mazateca, ao sul do México. 

Maria Sabina fala do seu uso de alucinógenos, da qual a região é conhecida por fornecer – com o tempo, a cada vez menos, conforme confessa a sábia. Nicolás acompanhou-a por alguns dias e presenciou suas práticas rituais, que envolvem essencialmente a crença nos espíritos da Montanha bem como referências aos santos católicos e aos “niños santos” que lhe auxiliam no trabalho mágico, ensinando-a frequentemente e lhe ajudando no diagnóstico das doenças daqueles que procuram a sábia. 
Maria Sabina não reconhece-se como bruxa ou feiticeira por tais palavras possuírem uma conotação pejorativa. “Em mim não há bruxaria” confessa certo momento. “Eu leio e sou intérprete dos santos (...). Sou filha de Deus e elegida para ser sábia. Eu sou o livro de verdades” também complementa sobre seu conhecimento, ainda que nunca tenha aprendido o espanhol ou a ler e escrever, falando somente seu idioma Mazateca. É documentário essencial para quem quer conhecer o verdadeiro espírito da Ancestralidade, da Tradição, bem como das permanências e da longa-duração de crenças de um povo verdadeiramente mágico, ainda que marginalizados por uma sociedade capitalista. Em espanhol.

Para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4Parte 5Parte 6Parte 7Parte 8 e Parte 9, totalizando 80min, pelo Youtube.

Veja aqui os outros documentários do blog.

Nenhum comentário: