domingo, 5 de fevereiro de 2012

Feliz aniversário! Estamos há 6 anos no ar.


Pessoal, esse texto não é sobre conceitos, opiniões, sugestões de livros ou filmes, mas um agradecimento especial aos leitores do blog. Fevereiro é o mês que o blog Diannus do Nemi completa 6 anos no ar. Atualizada a página de Documentários e Quem somos nós.

Pentagrama, segundo Agrippa
(séc. XV-XVI). Um dos símbolos
mais conhecidos da bruxaria e do
neopaganismo, simboliza a união
perfeita do Homem com os Deuses
e a Natureza. É o melhor símbolo

para traduzir CONHECIMENTO.
A ideia de um blog surgiu de uma necessidade do autor de expôr suas opiniões pessoais sobre  o paganismo, a bruxaria e assuntos relacionados. Como um filho, o blog acompanhou o autor Odir Fontoura até certo momento em que tornou-se, de alguma forma, independente dele.

Deixando de trazer assuntos como poesias ou contos ficcionais que anteriormente ocupavam papel de destaque, o blog Diannus do Nemi passou a trazer resenhas de filmes, dicas de literatura e documentários atraem cada vez mais visitantes, seguidores e "curtições" no facebook. Ganhou um subtítulo: Diannus do Nemi | Artes e Paganismo

Questões como "O que é Wicca?", "O que é Bruxaria?" ou "O que é Paganismo?" não são respondidas em textos limitados, fechados ou reducionistas, mas assuntos como esses são tratados, ao menos aqui, de forma mais abrangente possível: através das várias ramificações da arte, da literatura ou do cinema como ferramentas que auxiliam nesse aprendizado. Aprendizado que não é absorvido somente pelo leitor, mas pelo autor do blog que também aprende a cada dia que passa, com quem lê e opina as postagens. A construção do processo de aprendizado que ocorre aqui, não acontece na forma linear escritor > leitor, mas sim na forma circular escritor = leitor, como uma constante troca de informações, experiências e opiniões construtivas que não têm outro objetivos se não edificar. 

Por fim, o blog Diannus do Nemi tornou-se um dos mais visitados do gênero, o que não faz dele o melhor nem o portador da verdade absoluta, até mesmo porque, essa última não existe. Se nossos textos ou indicações de arte, livros ou filmes já fizeram alguém questionar alguma coisa ou ampliar sua percepção pra horizontes desconhecidos, o papel já foi cumprido. Mas não é o suficiente, queremos mais do que isso. Todos nós: o blog, o autor e o leitor, que é a principal peça nesse processo. 

Sem mais, ao leitor, muito obrigado!

Veja mais na página Quem somos nós.

7 comentários:

Patricia Façanha Fontes disse...

obrigada pelo trabalho oferecido!

Katharina Dupont disse...

amo muito seu blog!! amo e recomendo

Flavio Cardoso disse...

Parabéns pelos 6 anos de excelente trabalho!

Katharina Dupont disse...

E que venham mais seis anos dedicados a Arte e ao Paganismo!! brindemos a isso!

brunodiniz disse...

Acompanho o blog a pouco tempo, mas quero dizer que nesse pouco tempo já me fez sempre ficar acompanhando. Conteúdo muito bom de ler e refletir. Eu que agradeço por divir essas informações com a gente, e parabéns pelos 6 anos.

Mari Araújo disse...

Parabéns que tenha mais e mais anos de blog!Pois ele nos ensina muita coisa sobre o paganismo e a bruxaria.

Leo Carioca disse...

rsrs
Foi mal! Só vi esse post agora!
Mas parabéns pelo aniversário do blog!
Grande abraço!