sábado, 25 de fevereiro de 2012

O que significa "solve et coagula" na Alquimia.



O Alquimista (William Fettes Douglas)
A Alquimia é uma ciência com origens na Antiguidade, mas é conhecida por ser amplamente comentada ao longo da Idade Média. 

Os mestres alquímicos eram senhores sábios, que detinham o conhecimento da religião, da medicina, da magia, da metalurgia e de outras ciências que hoje conhecemos separadamente. Um dos principais objetivos dos mestres alquímicos era transformar o chumbo em ouro e é evidente que isso não pode ser lido somente de forma literal. Como detentores de um grande conhecimento em uma sociedade em que a grande maioria das pessoas era iletrada, bem sabiam que a sabedoria tem um poder transformador e que separado de um mundo profano e mundano, também existe um mundo divino e sagrado.

No tarot de Marselha,
o melhor arcano que
representa o princípio
solve é a carta da
Torre
Existe um princípio na Alquimia que em latim é conhecido como solve et coagula: traduzindo, fica algo como "desmontar", "separar" e "juntar" ou "unir". Ou seja, solve et coagula não é só um princípio básico das transformações dos metais e da química, mas um princípio da própria transmutação da natureza do homem através do conhecimento. O chumbo representaria a ignorância e o desconhecimento das coisas sábias e sagradas, é o homem profano, ignorante. 

Através do conceito de solve, destruímos nossas concepções tradicionais sobre o mundo e as pessoas. Abandonamos também as práticas que antes considerávamos corretas, mas que quando conhecemos um novo mundo tornam-se totalmente equivocadas. Solve é aplicado aos nossos preconceitos, nossa ignorância, ao senso-comum, à superficialidade das nossas opiniões. 

Depois vem, então, coagula, nossa capacidade de reunir dos destroços dos nossos conhecimentos obsoletos, pequenos vestígios de sabedoria. E passamos a construir tudo de novo, partindo do zero e da experiência. 

É só então que, definitivamente, o chumbo é transformado em ouro, o metal mais precioso, símbolo do Sol e do próprio deus Apolo, Senhor da sabedoria, do conhecimento e das profecias. O ouro é a alma humana plena, sábia, divinizada. 

Porém, o problema é que muitos pensam que esse processo só ocorre uma única vez e agem como se fossem pra sempre sábios todo-poderosos. Mas diferente disso, solve et coagula é um conceito que aplicamos diariamente, pois mesmo que o chumbo tenha se transformado em ouro, esse ouro pode criar pó, quebrar-se ou até se mostrar sem valor algum.

13 comentários:

Jane Chiesse Zandonade disse...

Nos homens, 'solve' é tudo que precisa ser dissolvido. É do âmbito do perdão e da misericórdia. Na arte, é aquarela. Ainda para os seres humanos: 'coagula' é tudo o que precisa ser juntado, fortalecido. É do âmbito do encorajamento e da focalização de objetivos. Concentração. Na arte, é a tinta a óleo.

AugustoCrowley disse...

É o que Crowley denominou no Arcano XIV- A temperança, a art, a junção de opostos, a tranformação.

Qelimath disse...

A Tábua Esmeraldina é bem feliz em retratar este processo. Tudo está em constante movimento, em constante processo de 'solve e coagula', um ciclo após o outro. Feliz de quem reconhece que são exatamente estes ciclos que nos levam à tolerância, ao respeito e ao Amor. Parabéns, mais uma vez, por trazer estas importantes reflexões.

Anônimo disse...

Karl Marx disse que "tudo que é sólido desmancha no ar". Aqui está Sophia, aquele que tem entendimento...

Fromm Johannes disse...

Desfazer para renovar. Renovar o subconsciente para uma melhor capacidade e abrangência ideológica e logo, compreensão da vida e suas características em si. Livrar-se da maioria para se estar com os que são raros. Desfazer-se da futilidade mundana para juntar-se a liberdade.

Solve et coagula.

Anônimo disse...

Vcs são todos uns chatos,isso sim...

Fernando Scagnolato disse...

Esqueceram do principal..na magia! Levir, Aleister. Coagula (o seu desejo) aqui embaixo..como aponta baphomet. E solve para "cima" liberando a força da magia.

Otavio disse...

To aqui por causa do album de singles da lana del rey ;-;

Damnus Vobiscum disse...

Solve é o princípio feminino, Coagula o princípio masculino. As excitações sexuais feminina e masculina: mulheres umedecem, homens endurecem.

Anônimo disse...

Assim como o Otávio vim aqui saber disso porque a Lana Del Rey tem isso na bio do Instagram.

E infelizmente não é algo bom...

Netto Guimarães disse...

Kkkkkkkk a desculpa da Lanna é a melhor..

Sophia dark disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Machado disse...

O Mago da Luz.