quinta-feira, 1 de novembro de 2012

As Bruxas de Salém (Nicholas Hytner, 1996)


The Crucible, como é conhecido originalmente, é um filme que trata da histeria social provocada pelo episódio no ano de 1692 em Salém, Massachussets. 

Em uma manhã do mesmo ano, jovens se reúnem na floresta com a escrava de origem africana Tituba (Charlayne Woodard). A escrava orienta um ritual onde as meninas devem dizer em voz alta o nome dos homens dos quais desejam se casar. Até que Abigail (Winona Ryder), uma das meninas que participavam do rito, mata uma galinha e se banha com o sangue derramado. Concretizando com perfeição a típica cena do sabá medieval ou moderno, algumas das mulheres se despem a dançam nuas ao redor do fogo. Até que surge o pastor Parris (Bruce Davison), tio de Abigail. As mulheres fogem, ainda que uma delas, a filha do pastor, cai desfalecida ao chão, e assim continua por vários dias, gerando comentários crescentes pela vila. 

A história gira em torno desse episódio e das acusações que se seguem. Uma das maneiras de se livrarem das acusações, era acusando outras pessoas. É assim que as de bruxas, de vítimas, e ainda que temidas, tornam-se santas e desencadeiam uma série de acusações com o objetivo de “limpar” Salém com o auxílio do reverendo Hale (Rob Campbell) que vem de fora da cidade. Inicialmente os marginalizados são acusado, como velhos bêbados ou mulheres isoladas. Depois disso, outras pessoas que não tinham necessariamente relações com as práticas feiticeiras. 

Alguns detalhes merecem destaque, como a cena inicial do sabá, as freqüentes alusões ao vôo noturno, feitiçaria com bonecos retratam um interessante quadro das crenças bruxas desses séculos passados. Mas, ainda assim, o que é destacado no filme é a histeria social e uma mentalidade de perseguição e de dualidade bem X mal que permanece a todo o tempo.


Mary e a aldeia. 
Histeria coletiva.
Tituba. 
Cena ritual. 

Arthur Miller foi quem escreveu a peça original de teatro em 1953*, mas que também adaptou o roteiro para o filme. Indicado ao Oscar por esse trabalho. 

Para assistir: Filme + Legenda.
Sobre o filme: Áudio em inglês, legenda em português.
Palavras-chave: Cristianismo, Perseguição, Inquisição, Feitiçaria, Sabá, Bruxaria, Romance.

Veja aqui os outros filmes do blog.



* Que, em um âmbito de perseguições, tratava da política norteamericana contra o comunismo como uma espécie de crítica. 

Nenhum comentário: