quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Da Magia à Sedução (Griffin Dunne, 1998)

Da Magia à Sedução (Practical Magic) é um romance baseado no livro de Alice Hoffman que tem como plano de fundo a história da família Owens e suas descendentes misturando drama, comédia e romance. 

As tias Frances (Stockard Channing) e Jet (Dianne Wiest), são as protetoras encarregadas de transmitir seus conhecimentos mágicos à geração seguinte. Gillan (Nicole Kidman) e Sally (Sandra Bullock) são duas irmãs que compartilham o dom da feitiçaria, crescem e tomam caminhos diferentes. Sally quer viver uma vida normal, recusa seu dom, casa-se, tem duas filhas e segue uma vida aparentemente feliz. Já Gillan foge de casa, tem vários amigos e um namorado viciado em sexo. Ambas seguem suas vidas da melhor forma possível e estão felizes com aquilo que têm. Até a maldição da família fazer-se lembrada: Toda mulher Owens que se apaixonar verdadeiramente, perderá o homem que ama. 

Da Magia à Sedução trata de aspectos interessantes das práticas mágicas: um conjunto de conhecimentos que são passados de uma geração à outra, ainda que haja negações e interrupções, e até um ofício marginal e malvisto pela sociedade comum, mas que quando a necessidade se faz presente serve como auxílio àqueles que o procuram. Ao longo da história, vários elementos saltarão aos olhos do observador atento. Particularmente adoro a cena em que tias e as sobrinhas reúnem-se de noite para beber, jogar cartas, falarem mal de si próprias e dançar claramente lembrando uma cena sabática misturando ao mesmo tempo sagrado e profano: a bruxaria como um legado de dom e maldição. 
Misturando vários gêneros em só enredo, é um filme leve e divertido que com certeza agradará aqueles que observarem com atenção e sem dúvida será visto com prazer mais de uma vez ao longo da vida. 
"(...) De algumas coisas eu tenho certeza. Sempre jogue um pouco de sal no seu ombro esquerdo, plante alecrim no seu jardim, alfazema no portão para dar sorte e, sempre que puder, também se apaixone..."

Owen's em cena ritual
Detalhe no pentagrama de marshmallow desenhado no peito do homem a ser ressuscitado.
Gillan e Sally separadas pelo Círculo mágico de vassouras. 
Ceno do "sabá".
As tias bruxas interpretadas por Dianne Wiest e Stockard Channing. 

Para assistir: Filme + Legenda.
Sobre o filme: Áudio em inglês, legendas em português.
Palavras-chave: Bruxaria, Feitiçaria, Romance, Maldição, Contemporaneidade.

Veja aqui os outros filmes do blog.

Nenhum comentário: