quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O Homem de Palha (Robin Hardy, 1973)


The Wicker Man, como é conhecido no original, é um filme muito interessante que trata de uma série de questões que misturam o movimento ideológico do neopaganismo com as sociedades alternativas e o movimento new-age nos anos 60 e 70. 

No início da história o Sargento Howie (Edward Woodward) recebe uma carta tratando do suposto desaparecimento de uma garota na remota ilha de Summerisle. Howie é um cristão convicto que prega pela família e pelos bons costumes. Viaja de avião e aterrisa na ilha, procurando pela garota e mostrando uma foto da menina, mas encontrando dificuldades para encontrá-la e suspeita que todos na ilha, como que por uma conspiração, estão escondendo algo dele. A história se passa nessa procura, com um ritmo crescente de ansiedade e que prende o observador do começo ao fim. 

Sargento Howie, como o cristão que é, entra em conflito com suas crenças ao longo da trama com o que encontra na ilha. Liderados pelo Lord Summerisle (Christoper Lee), praticam uma série de rituais pagãos e fundamentam sua pequena sociedade em cima dessas crenças. Algumas cenas do filme são clássicas e muito conhecidas, como a da professora Miss Rose (Daiane Cilento) que explica às crianças sobre o significado fálico do Mastro de Maio, ou o momento em que Summerisle fala que "acha que poderia voltar a viver com os animais" enquanto Howie, em orações, tenta manter-se controlado enquanto ouve os gemidos da mulher que, sozinha, está no quarto ao lado provocando-o. Outro dos momentos marcantes do filme é quando Summerisle, na posição de sumo-sacerdote da sociedade, questiona os valores conservadores de Howie. "Somos pessoas profundamente religiosas", confessa o sacerdote. Howie questiona sobre as igrejas em ruínas, sobre a falta de padres ou pastores e crianças dançando nuas. "Eles amam sua lição de divindade" responde Summerisle para completar mais tarde, e quando acusado de pagão, responde: "Um pagão é concebível, mas não, espero, um homem ignorante."


O filme é fascinante e indispensável para o amante do assunto.


Procissão dos mascarados. 
Nos rituais pagãos, o participantes utilizam máscaras de animais que evocariam a fertilidade.
Mastro de Maio, ou Mastro de Beltane.
Ritual de fertilidade. 

Para assistir: Filme + Legenda.
Sobre o filme: Colorido, áudio em inglês, legendas em português. 
Palavras-chave: Paganismo, Musical, Mistério, Contemporaneidade. 


Veja aqui os demais filmes do blog.

Um comentário:

Carolina Martins disse...

Ao clicar no link para download, temos o torrent para baixar Medeia, não The Wicker Man :)

A propósito, a seleção de filmes é excelente! Obrigada!
Não sei muito (basicamente nada. rs) sobre paganismo, mas tenho muita curiosidade e os filmes têm me deixado com mais vontade de saber mais a respeito!