quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O Sabor da Magia (Paul Mayeda Berges, 2005)


Em inglês, “The Mistress of Spices” significa algo como Senhora das Especiarias. Antes de mais nada, O Sabor da Magia como ficou conhecido no Brasil, é um filme sobre tradições frente a um mundo moderno. Tilo (Aishwarya Rai) é uma linda mulher que vem da Índia e traz em sua bagagem o que aprendeu no seu passado. Ainda na Índia, depois de ter os pais assassinados tragicamente, chegara ainda criança a uma velha senhora que ensinava a ela e a suas dedicadas sobre os segredos das especiarias. 

Passaram-se os anos e as meninas que tornaram-se mulheres foram iniciadas. Indo embora da Índia, cada uma foi a um lugar diferente. Tilo foi para os Estados Unidos e lá monta uma loja de especiarias em uma pequena comunidade oriental, atendendo clientes árabes, muçulmanos, indianos e ocidentais. Seu trabalho é ajudar seus cliente de acordo com os conhecimentos mágicos que aprendera ao longo dos anos de estudos tradicionais na Índia.

Tilo não pode tocar na pele de outra pessoa, bem como jamais poderia abandonar a loja. Ainda assim, conhece Doug (Dylan McDermott) um americano e se apaixona por ele, apesar das especiarias falaram-lhe que não era o correto.

O romance não traz novidades, bem como o roteiro não tem pretensões. Ainda assim, O Sabor da Magia é um filme de beleza única. Pra quem gosta de cozinhar e vê nessa matéria uma das mais interessantes práticas feiticeiras, sem dúvida assistirá o filme mais de uma vez. Como eu. Poderia finalizar dizendo que antes de mais nada é um filme inspirador. Os cenários, o figurino, a música e a fotografia falarão por si só. 


Inpirado no romance de Chitra Diwakaruni, igualmente fascinante. Para os fãs do filme, como eu, recomendo a leitura do romance para contrapor e aprofundar alguns dos elementos da história. Também impossível não lembrar de Chocolat (Chocolate, 2005) pelo estilo muito semelhante da história. 


Tilo e sua loja. 
Tilo e Doug.
A Senhora das Especiarias e um dos seus clientes. 

Para assistir: Filme (link direto) + Legenda (desmarque a opção Use Open Subtitles Manager e clique em descarregar) ou aqui
Sobre o filme: Áudio em inglês, legendas em português. 
Palavras-chave: Tradições indianas, Culinária, Especiarias, Feitiçaria, Magia, Contemporaneidade.

Veja aqui os outros filmes do blog.

Nenhum comentário: